top of page

Portos + Brasil

  • Foto do escritor: Flavia Nico
    Flavia Nico
  • 20 de out.
  • 3 min de leitura

porto vencedor com o troféu itinerante

O Portos + Brasil é o evento anual da Secretaria de Portos para a premiação dos portos organizados e terminais de uso privado/TUPs. No próximo dia 7 de agosto acontecerá sua 5ª edição, o V Portos + Brasil, em Brasília, exclusivo para convidados da comunidade portuária. Estimular a modernização dos portos públicos foi a motivação por trás da criação do evento de premiação Portos + Brasil.


A 1ª edição, sob a gestão do então Secretário de Portos Diogo Piloni, contemplou apenas as autoridades portuárias de portos organizados e partiu do Indicador de Gestão das Autoridades Portuárias – o IGAP – para a composição das 4 categorias de premiação. O IGAP é o resultado de 15 índices que avaliam como as autoridades portuárias dos portos organizados estão em relação ao desempenho financeiro, à administração portuária e transparência.


A Secretaria de Portos calcula o IGAP anualmente e dele produz o Ranking IGAP, identificando as melhores gestões dos portos públicos. Para este ano, o Secretário de Portos Alex Ávila inova com a entrega de um troféu especial para o mais bem colocado na categoria Ranking IGAP, troféu que deverá ser repassado ao mais bem colocado do próximo ano e assim sucessivamente – o troféu itinerante.


Os TUPs já fazem parte da premiação desde a 2ª edição do Portos + Brasil. Como o IGAP avalia somente as administrações de portos públicos, foram as categorias de movimentação de cargas – contêineres, granel líquido, granel sólido, carga geral - que trouxeram esta parcela expressiva e fundamental do setor portuário para participar do evento de reconhecimento do setor portuário brasileiro – cunhado pelo ex-Secretário de Portos Fabrizio Pierdomenico como o “Oscar dos Portos”.


Na 3ª e 4ª edição do Portos + Brasil destacou-se a categoria Avanço IGAP, agora rebatizada de Ranking Avanço IGAP. O objetivo desta categoria é estimular o progresso das gestões portuárias numa perspectiva temporal, acompanhando a melhoria da nota final individual do IGAP do ano presente em relação ao ano anterior. Desta forma, o Ranking IGAP apresenta os portos em ordem dos mais bem colocados na nota IGAP de cada ano e o Ranking Avanço IGAP retrata a melhoria obtida por cada porto do ano presente em relação ao ano anterior.


A grande novidade desta 5ª edição é a Categoria Igualdade de Gênero, um pedido da Secretária Executiva Mariana Pescatori. Serão premiados os portos que contarem com a maior participação de mulheres em seu quadro de colaboradores e nos cargos de gestão. Esta é uma sinalização para um setor predominantemente masculino de que a modernização da gestão portuária passa pela diversidade.


A introdução da nova categoria acontece pari passu revisão do IGAP. Percebe-se que a média do IGAP dos portos organizados tem avançado ano-a-ano, alcançando o objetivo da política pública de modernização dos portos sob gestão pública. Percebe-se, também, a necessidade de revisão dos índices, tanto em metodologias como em abrangência. Logo, a Secretaria de Portos trabalha numa nova proposta de dimensões ou cestas de indicadores a serem acompanhados, envolvendo KPIs e índices que passam a incluir governança, sustentabilidade e inovação. A 5ª edição do Portos + Brasil antecipa o foco na Agenda 2030 e, em especial, no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 – Igualdade de Gênero.


O Portos + Brasil é uma política de estado, que ao estimular os portos a se modernizarem, também cria um banco de dados histórico do setor portuário brasileiro. A escolha das categorias é o reflexo de uma política pública que se atualiza e se combina com as tendências do tempo atual. O evento é a comemoração dos portos vencedores e a entrega de uma política pública positiva pela Secretaria de Portos.

 
 
 

Comentários


©2025 por Flavia Nico.

bottom of page